Central de Notícias

Semana de Roda Cultural - Outubro Pedagógico 2018

Publicado em 11/10/18 08:39 AM

A Secretária Municipal de Educação através dos Departamentos de Modalidades de Ensino e Atividades Complementares, Ensino Fundamental e Educação Infantil realizou, nos dias 08, 09 e 10 de Outubro, a semana de “Roda Cultural”, como parte do Outubro Pedagógico 2018. As programações aconteceram simultaneamente em espaços diferentes como: no NEC Centro, ETEC e no Céu das Artes, em horários variados, facilitando o acesso dos Profissionais da Rede e Comunidade.
No decorrer da semana, no “Roda Cultural”, foram exibidos filmes e documentários que retratam casos reais de transtornos, educação e histórias culturais, como: Toc Toc; O aluno; Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil; Brincar é coisa séria; Primeiro da classe; O zoológico da Varsóvia; Terça insana; Patch Adams – O amor é contagioso e Contos da noite.
O objetivo das exibições foi demonstrar de maneira informal, situações que ocorrem no cotidiano, com a finalidade de sensibilizar os participantes, chamar a atenção e expor relações com o cotidiano, que muitas vezes passam despercebidas. Após a exibição, o departamento responsável, organizou uma roda de conversa para bate – papo, perguntas e dinâmicas, com o objetivo de discutir e evidenciar assuntos relacionados ao tema do filme.

Sinopses dos filmes/ documentários exibidos:

Toc Toc, que retrata um grupo de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), demonstrando aos participantes de maneira informal: Comportamentos, Encontros, Saúde e Bem-Estar, Vida e Psicologia.

O Aluno, é baseado na história real de Kimani Maruge Ng’ang’a, que com 84 anos, com o sonho de aprender a ler e escrever, lutou para entrar e permanecer na escola que só estudavam crianças.

Menino 23 – Infâncias perdidas no Brasil, o professor de História Sidney Aguilar descobre durante uma aula, por intermédio de uma aluna, tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, em uma fazenda da região.

Brincar é coisa séria – A voz que a gente não escuta, o documentário busca refletir sobre a importância do brincar a partir de diálogos com crianças da Associação Antônio e Marcos Cavanis e com Profissionais da área da Educação.

Primeiro da Classe, recusando ser abatido por sua aflição, um sofredor da Síndrome de Tourette, promete se tornar um professor, superar a ignorância e o medo enquanto luta para que seu sonho se torne realidade.

O zoológico da Varsóvia, o casal Jan Zabinski e Antonina, se vê forçado a se reportar para o zoologista Lutz Heck, quando o país é invadido por nazistas. Em pouco tempo, eles começam a trabalhar com a resistência e planejam salvar centenas de vidas ameaçadas pela invasão.

Terça Insana, cada um tem um modo diferente de trabalhar com humor, temos o anti-humor, o improviso, a técnica, a bobagem, a sutileza, a inteligência, o trash, o hardcore. Discutimos a sociedade, procurando o humor em situações inusitadas. Os temas abordados são tão amplos, que acabamos atingindo um público muito eclético.

Patch Adams, O amor é contagioso, em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams, voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina.

Contos da noite, uma menina, um garoto e um técnico de cinema se encontram em um cinema abandonado todas as noites e dão asas à imaginação. Com a ajuda do técnico, as duas crianças interpretam os personagens das histórias, além de fazerem as próprias fantasias em uma máquina controlada por computador.

Compartilhe print