Central de Notícias

Setor de Ensino Fundamental oferece Módulo de Formação a professores ingressantes na Rede

Publicado em 28/06/17 02:30 PM

Os professores ingressantes da Rede Municipal de Educação receberam durante o mês de junho formações que fazem parte do “Módulo de Formação Continuada do Primeiro Semestre de 2017”. Os encontros têm como objetivo: oferecer suporte à ação pedagógica dos professores; propor situações que incentivem a reflexão e a

construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente; desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da linguagem e de seus processos de ensino e aprendizagem; contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada e desencadear ações de formação continuada em rede.

05/06/2017- Hipóteses de Escrita. O que os alunos pensam sobre a escrita? - Formadora: Adriana Queiroz

Objetivo:

  • Conhecer a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, sabendo diagnosticar o nível de compreensão dos alunos em relação ao sistema de escrita.

  • Analisar os procedimentos presentes numa atividade de escrita envolvendo a reflexão sobre o sistema.

  • Compreender as formas de intervenções necessárias para o avanço dos alunos.

  • Discutir os procedimentos didáticos e as condições necessárias para que os alunos avancem em suas hipóteses.

 

12/06/2017 - Leitura em sala de aula. O que ler? Como ler?– Formadora: Ednéia Prestupa.

Objetivos:

  • Ampliar o repertório literário;

  • Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento;

  • Compartilhar experiências leitoras.

 

19/06/2017 - Produção textual - Formadora: Patrícia Lirussi.

Objetivos:

  • Analisar produções dos alunos;

  • Compartilhar os problemas presentes na produção de textos dos alunos;

  • Elencar as estratégias didáticas que precisam ser garantidas para que os alunos produzam um bom texto.

 

26/06/2017 - Revisão de texto. Deixando o texto adequado para seu interlocutor - Formadora: Suélen Sousa

Objetivos:

  • Compreender a revisão como uma das operações envolvidas no processo de produção escrita.

  • Tomar consciência dos procedimentos utilizados para revisar um texto.

  • Discutir os procedimentos didáticos e as condições necessárias para que os alunos aprendam os procedimentos de revisão.

 

Para a Diretora do Ensino Fundamental Cássia Ferrando, o módulo de formação continuada garante a mudança e a inovação das práticas escolares: “A prática do professor deve levar em conta o estudo da sua própria prática, como um dos meios constitutivos da construção de novos saberes profissionais. Sob esse prisma, é evidenciada a superação da dicotomia entre teoria e prática”, Completou Cássia

Compartilhe print